A importância do Representante Comercial para a economia

22/01/2018

O representante comercial sempre foi o grande elemento de intermediação dos negócios, contribuindo significantemente para o desenvolvimento econômico do país. Esse profissional pode atuar como representante autônomo ou como empresa de representação comercial. Ele é responsável pelas vendas de equipamentos ou produtos de um fabricante. Normalmente, atuam em um mesmo segmento de negócios, como alimentos, bebidas, calçados, etc., podendo vender para companhias varejistas, atacadistas e distribuidoras, por exemplo.

 

Este mercado exige qualificação contínua do profissional e o máximo conhecimento de seus produtos em todos os aspectos da cadeia produtiva, até o consumidor final. Justamente por isso, entre outros aspectos, que a profissão de Representante Comercial é regulada por lei, servindo por base a Lei 4886/65 e legislações posteriores que regulam os direitos e obrigações do profissional. Como o mercado de representações é imenso e, hoje em dia, as empresas desejam trabalhar com representantes que recebem por produtividade, isto é, pelo quanto produzem para a empresa, a profissão tem uma boa perspectiva de futuro.

 

Mesmo com a crise econômica mundial presente nos últimos anos, resultando em desempregos em diversas áreas profissionais, o mercado das representações manteve suas contratações, como afirma o advogado Gabriel Della Giustina, que presta consultoria através do Sirecom Nordeste. “O mercado sempre esteve aberto a contratação de novos representantes comerciais em que pese uma tendência mercadológica muito forte de parte das empresas como um todo no investimento de vendas diretas, seja através de departamentos comerciais estruturados em suas sedes ou através do e-commerce (internet). Se percebe, no entanto, que mesmo investimentos fortes nessa área (e-commerce), por melhor que sejam, jamais substituirão o contato pessoal, realizado pelo representante comercial”, avalia.

 

O advogado ainda explica que isso acontece devido as habilidades de vendas que só um ser humano pode desenvolver para atender um cliente e suas demandas. “É ele, e somente ele, que pode, através de sua experiência e conhecimento dos clientes, entender suas necessidades, anseios, e acima de tudo, fidelizá-los cada vez mais. Neste sentido, o nível de exigência, especialização e conhecimento dos trâmites comerciais representam um crescimento exponencial a serem atendidos pelo representante comercial. Devem ser contínuos e ininterruptos”, indica o advogado.