Quero ser representante comercial. Por onde começo?

18/05/2018

A representação comercial é uma das atividades que mais tem ganhado adeptos nos últimos anos pelo fato de proporcionar mais liberdade e bons rendimentos financeiros. Os representantes comerciais podem estipular sua própria rotina de trabalho. Além disso, a margem de lucros depende, basicamente, do seu esforço. A lucratividade deriva de um percentual acordado em contrato entre a organização e o representante, onde constam seus direitos e deveres. Uma das principais vantagens em atuar nesta profissão é poder aliar o seu repertório de conhecimento em determinado segmento com uma marca já conhecida no mercado. Isso facilita o processo de vendas.


Para quem está iniciando sua carreira na representação, existe um processo a seguir. Primeiro é necessário fazer a carteira do órgão de classe. Como a profissão é regulamentada, o interessado deve comparecer a Prefeitura Municipal para averiguar o documento de Carteira Profissional ou Carteira do Órgão de Classe. Dúvidas a esse respeito também podem ser esclarecidas no Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom Nordeste). O segundo passo para a formalização do representante comercial é se inscrever no INSS para obtenção dos direitos previdenciários ao trabalhador autônomo. E a última iniciativa, e não menos importante, é buscar empresas para atuar como representante. Nesta escolha, o profissional deve ficar atento a alguns pontos essenciais.


É importante escolher produtos ou serviços com os quais o futuro representante goste de trabalhar e esteja familiarizado, podendo fornecer informações detalhadas para seus clientes. Após escolher o segmento e a organização, é preciso fazer uma pesquisa sobre a empresa que pretende representar, analisando se atende ao setor do mercado em que atua e se seus produtos são confiáveis para serem colocados em seu mercado. Neste sentido também é fundamental conhecer a empresa representada e suas atitudes com os representantes comerciais, evitando possíveis conflitos ou condutas repreensíveis com relação aos clientes. E por fim, verificar a facilidade e a praticidade de deslocamentos para a empresa, quando necessário, principalmente quando a representada não oferece reembolso de transporte.